3 dicas de Linkedin para designers introvertidos

Thaís Guzzoni
4 min readDec 18, 2020

Não faz muito tempo que eu comecei minha jornada pelo Linkedin, portanto as minhas primeiras impressões e dúvidas de melhores práticas ainda estão bem frescas na cabeça.

Pensando nisso, quero dar minhas primeiras dicas interessantes de como chamar atenção de recrutadores sendo um jovem designer virtualmente introvertido.

Primeiro de tudo, por que dicas para “introvertidos” ?

(é apenas uma introdução, pode pular direto para as dicas se quiser)

Você pode estar se perguntando o porquê do “introvertido”. Antes de tudo eu já adianto que estas dicas são totalmente baseadas em experiências pessoais que funcionaram comigo, uma jovem designer virtualmente introvertida. Vou explicar melhor sobre o porquê essas dicas são direcionadas a pessoas introvertidas.

Quando comecei a estudar mais sobre boas práticas para o meu LinkedIn, uma das diversas dicas que achei era sobre adicionar pessoas importantes da área e e pedir à elas mentorias profissionais. Dessa maneira você, além de ser visto por pessoas importantes e receber uma mentoria, as vezes consegue até uma oportunidade através desses contatos.

Não me leva a mal, essa dica é incrível e muito valiosa, inclusive eu indico muito que a façam, porém esse texto é direcionado a pessoas que, assim como eu, têm muita dificuldade de criar esse tipo de situação e de se conectar com pessoas desconhecidas, mesmo que online.

Como tive dificuldade de achar práticas que contemplassem meu jeito mais introvertido digitalmente, decidi passar um pouco de dicas de como eu adequo boas práticas de LinkedIn para o meu perfil mais quietinho.

Para nós, minha dica é: se faça ser visto, mas de outras maneiras.

Dica 1: Adicione pessoas das áreas que te interessam profissionalmente, principalmente recrutadores

Meu querido e tímido designer, você não poderá escapar dessa. O LinkedIn é uma plataforma que liga pessoas com o mesmo interesse profissional que você, portanto, ligue-se a elas.

Não tenha vergonha alguma e adicione à sua rede Recrutadores, Designers de Produto, UX/UI Designers, Product Managers, CEO’s, Developers e outros que façam parte das empresas que você tem interesse profissional ou pessoal. Quando essas pessoas recebem um convite, elas tendem a olhar o perfil profissional de quem mandou o invite. E voilà, você e seu trabalho foram vistos, mesmo que rapidamente.

Por exemplo, se você se interessa pela Nubank, siga profissionais de design que trabalham por lá e também os seus recrutadores. Você além de consumir os conteúdos de designers que trabalham diretamente com o produto que você se interessa, você também já estará tendo uma conexão inicial com a empresa e a equipe.

Obs. Adicione todos os recrutadores que te mandarem convites, mesmo que eles não façam parte das empresas que você pretende trabalhar. As vezes é surgem oportunidades muito interessantes.

Dica 2: Poste seus projetos e seus conhecimentos

Você não precisa encher seu LinkedIn de conteúdos de design, ter uma periodicidade intensa de postagens, mas você precisa mostrar suas habilidades.

Mostre confiança no seu trabalho postando sobre eles. Não precisa ser um projeto imenso, super explicado em um portfólio lindíssimo e completo. Foque em mostrar pequenas coisas que você está fazendo, uma pequena tela que ficou interessante, boas práticas que você aplicou em um projeto, uma vivência profissional no Medium, etc.

Mostre seu trabalho, porque as vezes uma pequena postagem pode mostrar a um recrutador habilidades que a empresa pode estar procurando.

Obs 2. Mesmo que você esteja no começo da carreira, mostre seu trabalho, as pessoas vão poder acompanhar a sua evolução e engajamento na carreira.

Dica 3: Visite o perfil de quem visitou o seu perfil

As pessoas visitam os perfis das outras geralmente porque estão interessadas no que aquele perfil apresenta. Várias vezes você irá ver recrutadores entrarem no seu perfil e não enviarem um convite. Aproveite o momento para visualizar o perfil dessa pessoa e convidá-la para a sua rede.

As vezes a primeira impressão do seu perfil passou rapidamente, porém ao entrar no perfil do recrutador, o seu perfil será evidenciado para ele novamente. Além disso, ao ser adicionado à sua rede, você poderão acompanhar o trabalho um do outro e estar atento a futuras oportunidades interessantes para ambos.

Obs. Comigo já aconteceram algumas vezes em que eu adicionei o recrutador e só depois disso eu recebi uma proposta de trabalho ou um link de vaga. Fica a dica.

______________

Conclusão: Se você não se sente a vontade, não precisa sair conversando com desconhecidos do LinkedIn, mas se faça visível e mostre o seu trabalho que as oportunidades vão aparecer :)

--

--